"Os que trabalham têm medo de perder o trabalho, os que não trabalham têm medo de nunca encontrar trabalho. Quem não tem medo da fome, tem medo da comida. Os motoristas têm medo de caminhar e os pedestres têm medo de ser atropelados. A democracia tem medo de recordar e a linguagem tem medo de dizer. Os civis têm medo dos militares, os militares têm medo da falta de armas, as armas têm medo da falta de guerras. É tempo do medo. Medo da mulher à violência do homem e medo do homem da mulher sem medo. Medo dos ladrões, medo da polícia. Medo da porta sem fechadura, do tempo sem relógio, da criança sem televisão... Medo de morrer, medo de viver..."
__Eduardo Galeano, in "Nossos diferentes medos"
E a i n d a. . .
"Há quem tenha medo que o medo acabe."
__Mia Couto
O cativeiro psicológico. . .
"...o costume, que sobre nós exerce um poder considerável, tem uma grande força de nos ensinar a servir e a engolir tudo até que deixamos de sentir o amargor do veneno da servidão”.
__Étienne de La Boétie
P o r t a n t o.
. .
Não
é difícil perceber o porquê do galopante cultivo do medo (amarras da alma) ao
longo da existência humana... Amarras que impedem de ir mais longe... Ir Além! E em processo contínuo, que (esse sim) se desenvolve mais e mais, utilizando-se também da promoção da alquimia do medo:
Crédito: na iimagem
_O medo alimenta a ignorância, que alimenta tantos seres e coisas - inclusive o ódio.
_Alimenta cegueira sobre tanto e tantos, até sobre nós mesmos... Estimulando o que chamamos de íntima prisão (visão limitada, opinião formatada, forjada, tolhida, sobre algo que tem possibilidades, ângulos infinitos); íntima desconexão...
Onde decretamos, por exemplo, que nossas experiências são 'completo paradigma' sobre a completude da vida ou de viver, incluindo sobre a vida de outros...
"Criamos um roteiro de vida a ser seguido, criamos conceitos sobre nós mesmos, criamos crenças e pré-conceitos, criamos até mundos paralelos e virtuais, como o Facebook, por exemplo, onde não precisamos nem mais sair do lugar. O cativeiro está mais do que perfeito, porque não há ninguém obrigando ninguém a ficar com a cara grudada na tela do celular tendo o mundo inteiro ao seu redor, mas ficamos! E, incrivelmente, acreditamos que esse é o mundo."
_Juliana Santin
Então, incrivelmente. . .
“A liberdade é a única coisa que os homens não desejam;
e isso por nenhuma outra razão (julgo eu) senão a de que lhes basta desejá- la para a possuírem;
como se recusassem conquistá-la
por ela ser tão simples de obter.”
_Étienne de La Boétie
Entretanto, porém, contudo. . .
“As pessoas só ficam realmente interessantes
quando começam a sacudir as grades de suas gaiolas”
__Alain de Botton
E não buscam somente
mudar o mundo, e sim,
com criatividade e imaginação,
escolhem mudar sua mente
sobre o mundo...!
Fonte imagens: Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário