Embora seja uma 'data lembrada um dia no ano', o significado da palavra Páscoa tem profunda importância no dia a dia, pois não trata somente de costumes de um povo em um só dia...
Assim sendo, ao notarmos seus outros nomes* (cada um com motivo e história diferente), é fácil percebermos que vai muito, muito além de troca de chocolates etc. (Nada contra, mas sua real importância não deveria mais e mais ser relegada a segundo, terceiro, quinto plano dia após dia...).
Dentre todos estes nomes, temos o que simboliza a extensão que não cabe em uma só expressão: o Domingo da Ressurreição.
Já que existe uma 'data para celebrarmos'... Que não esqueçamos seu grande significado universal: ressuscitemos nossos Sonhos, abracemos o amor, a fé e a paz, bálsamos para a dor; valorizemos a Liberdade (não só a nossa, bem como a de nossos semelhantes), percebamos a Passagem do vibrar da vida, e seu recomeço a cada manhã. Que plantemos boas sementes e vejamos a Primavera florindo em nossos atos, dando caminho para novos e bons frutos... E que, por através de Cristo, não nos esqueçamos: mais poderosa que a 'morte' é a vida em nós...!
Fonte imagem: Google imagens
_________________________________
(*) Outros nomes da Páscoa:
- Festa de Pessach - Passagem
- Festa de Matzot - Pão ázimo (sem fermento, a caminho da liberdade)
- A Festa da Primavera - Por ser no mês da Primavera
- A Festa da Liberdade - Libertação da escravidão do Egito
(*) Fonte: Livros de Cultura Hebraica
Nenhum comentário:
Postar um comentário