O que muito hoje a humanidade necessita? Refletir...
Precisa buscar ajuda... Permitir-se intuir...
Encontrar caminhos para si e fazer-se companhia
Apoiar-se em Deus, dar créditos aos seus
Reencontrar-se com a VIDA e a POESIA.

É um convite a pensar, conversar
Meditar com palavras explícitas
Implícitas experiências do Coração
Dar mais um espaço à EMOÇÃO!
"...a POESIA é para comer, senhores..."


~ARTE&CULTURA


Arte & Cultura
 Lançamentos, Eventos, Instalação-Exposição, Literatura, 
Cinema, Arte-Educação, Artes Visuais

          Arte & Cultura têm seus mistérios... Porém, também tem seus personagens. Nesta página encontra posts relacionados especificamente com Arte, Cultura&Educação.  


Obs.: Datas de postagem aleatórias, de acordo com emissão do blog.

------------------------------------------------------------------------------- 



#ArtesIntegradas
#Artes Visuais


A natureza da Arte em nós
http://poesiapontocompontoreflexao.blogspot.com.br/2016/01/a-natureza-da-arte.html#axzz4IkX0mlet 
Primeira postagem no Blog em Jan/2016


"A natureza está constantemente 
a misturar-se com a arte."
_Ralph Emerson

                            A Arte - em suas esferas, ramificações catalogadas - é a manifestação, a expressão mais intrínseca do homem (e não necessariamente para o homem, de forma mercadológica somente). Mas uma comunicação "de si consigo mesmo" expressa por toda forma que possa dar forma palpável, um 'formato', a um sentir - consciente e inconsciente, sentido e/ou reprimido... E, inclusive, o que está sendo registrado, vivido no meio, na sociedade onde vive.  


                É da natureza do homem exprimir os paradigmas infinitos de sua natureza, principalmente quando esses paradigmas forem cada vez mais generalizados, padronizados, estigmatizados.  A natureza da vida -seja na própria natureza, seja na vida humana propriamente dita - sempre vai tocar, trazer à existência, no sentido de fazer jorrar, o que o homem tem de grandeza, peculiaridade, especificidade - e de sensações, emoções (alegrias, dores, enigmas) -, por através de dons, talentos, capacidade, inspiração..., e que precisam fluir e fluir, ainda que não possam ser entendidos por uns e outros, ou em uma determinada época.  Mas que, a despeito disso ou daquilo, continuará a jorrar... Dando luz à diversidade, espontaneidade, criatividade, entre outros. Pois, a Arte é, genericamente falando, a própria natureza manifestando-se no mundo, na sociedade, no espaço, no tempo... Pelas mãos do homem... Materializando-se!

"Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias,
 e por isso sentir é compreender, 
visto que o Universo não tem ideias."
_ Fernando Pessoa
  
Obra: "Movimentos em mar preto e branco" - Tec. Mista sobre papel cartão by ValeriaM Aluahy (*)


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
(*) Obra integrante da Série: "Nuances & Mistérios  (Projeto Visual Poetics Arts)
 Outras informações sobre projetos/obras by Valéria Milanes Aluahy /Portfólio Online: 


"Na mistura de ideias, consciência e inconsciência
revela-se não só o que é abstrato,
materializa o mistério que há, estamos e somos nós!"
(Valéria Milanês, in "Nuances & Mistérios")






Dia Nacional da Poesia - 14 de março
(Postagem original em  março/2015)



"A Poesia é a música da alma,
e, sobretudo, de almas grandes 
e sentimentais."
_Voltaire

"Um bom poeta pode fazer uma alma
 despedaçada  v o a r."
_Charles Bukowski 

  Viva a Poesia!
E viva os amantes da poesia 
e os poetas de ontem, hoje e sempre!


Foto montagem by Valéria Milanês






Site disponibiliza mais de 300 audiolivros gratuitamente




               Site voltado para pessoas com deficiência visual -  Projeto Livro Falado - tem em seu acervo mais de 300 audiolivros, com obras de grandes autores nacionais e internacionais.

             Títulos como “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry; “Laços de Família”, de Clarice Lispector; e “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, estão na seleção.

                 Para ouvir as histórias, basta fazer um cadastro simples e depois clicar no livro desejado.  Clique aqui e conheça!
 Fonte imagem: Google imagens
--------------------------------------------------------------------------------
Fonte:  http://catracalivre.com.br/geral/dica-digital/indicacao/site-disponibiliza-mais-de-300-audiolivros-online-e-de-graca/




Obras de Nietzsche liberadas para download gratuito

 

                            Nietzsche é um dos pensadores mais influentes da filosofia contemporânea. Conceitos como “vontade de potência”, “niilismo”, “amor-fati” e “super homem” modificaram a maneira de perceber o sujeito e sua maneira de lidar com a realidade. Autores como Foucault, Deleuze, Guattari, Bourdieu e Lyotard utilizam seus conceitos para desconstruir o mundo, inverter as relações de poder e subverter os valores anacrônicos.
                  Por ser um autor influente, a produção acadêmica a respeito de sua obra é vasta. São milhares de artigos, dissertações, teses e livros de comentaristas, explorando cada detalhe de sua escrita, cada conhecimento que suas conclusões podem gerar. Foi com o objetivo de concentrar as obras de Nietzsche, de pesquisadores e comentaristas nietzschianos, que a revista eletrônica Colunas Tortas criou a biblioteca Nietzsche.
             São mais de 50 títulos entre artigos, dissertações, teses, livros de comentaristas e livros do próprio autor alemão que compõe este projeto colaborativo. O esforço inicial de – no mínimo – 10 títulos adicionados semanalmente prevê uma biblioteca com mais de 300 títulos até o final do ano.
            Neste projeto, a obra do filósofo alemão é abordada por inteiro: não há nenhuma restrição a respeito dos temas que compõem as publicações disponibilizadas na biblioteca e nenhuma preferência por algumas instituições acadêmicas em detrimento de outras, desta forma, títulos de diversos autores em diversas universidades podem ser vistos disponíveis para download e leitura online.
             Há dois meios principais para a alimentação da biblioteca atualmente: a pesquisa árdua dos membros da revista e a colaboração de leitores, que enviam arquivos em PDF para o site.
               A revista eletrônica Colunas Tortas é uma revista eletrônica voltada sobretudo para a popularização de autores da academia, mas também produz conteúdos com viés jornalístico e cultural.
             Nasceu em 2013 e desde então vem se tornando um dos sites mais populares do Brasil que discutem a obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman.
            A biblioteca Nietzsche não foi criada a partir do nada: o site já possui extensa discussão a respeito dos conceitos do autor e grande apreço por sua obra.
Para explorar a biblioteca Nietzsche, acesse aqui.
Boa leitura!
* Fonte: http://canaldoensino.com.br






14 de março - Dia Nacional da Poesia

#Literatura  #Poesia


"Hoje!
Serei apenas versos,
abandonarei o chão
para voar junto do meu espírito...
E sonharei sonhos
que você também sonha,
caminharei por lugares
que você também deseja
pra nos encontrarmos aqui
diante do milagre
chamado poesia."
__Sirlei L. Passolongo


--------------------------------------------------------------------------

Poesia ("poesia" tem origem grega e significa "criação")
é uma forma de se expressar 
e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. 
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. 
Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. 
Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves. Poeta romântico, Castro Alves morreu na capital baiana Salvador, em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos. 
Castro Alves escreveu obras clássicas como "Navio negreiro" e "Espumas flutuantes".
O Dia Nacional da Poesia é normalmente celebrado em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, em eventos onde a declamação de poemas é normalmente privilegiada.
Faça um poema e mostre o poeta que existe em você!!!

#Série: Bom Saber 
          
            A Poesia é definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.  Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico. As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se "estrofe". Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze. A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.       
        No Brasil, tradicionalmente, diz-se que os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os "índios", na verdade, os nativos, os povos originários desta Terra (Pindorama). Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje. 
       O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça. Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Adélia Prado, Clarice Lispector e muitos outros.
Para conhecer mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia
http://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-poesia/ 14/03 - Dia Nacional da Poesia http://www.paulinas.org.br/diafeliz/? system=datacomemorativa&id=71
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/14-marco-dia-nacional-da-poesia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...