O que muito hoje a humanidade necessita? Refletir...
Precisa buscar ajuda... Permitir-se intuir...
Encontrar caminhos para si e fazer-se companhia
Apoiar-se em Deus, dar créditos aos seus
Reencontrar-se com a VIDA e a POESIA.

É um convite a pensar, conversar
Meditar com palavras explícitas
Implícitas experiências do Coração
Dar mais um espaço à EMOÇÃO!
"...a POESIA é para comer, senhores..."


sexta-feira, novembro 01, 2013

O Sonho e a Ilusão


   "Sonhar é acordar-se para dentro." 
                                 __Mário Quintana

     Muitas vezes, confunde-se sonho com ilusão e vice-versa.  Quando olham alguém que admite que 'sonha sempre', logo, pejorativamente, o classificam como  'o sonhador', aquele que vive no 'mundo da lua', fora da realidade etc.  O que é uma lástima, pois sonhar é necessário a todo ser humano. Quem não consegue alcançar a magnitude desta característica importante para viver, a confunde com 'viver de ilusão', o que é, na prática, bem diferente.
diferença sonho e ilusão blog Poesia Reflexão

     Sonhar com um mundo melhor, uma vida melhor, com novas e boas emoções e situações... é sentir-se vivo, parte atuante e transformadora da sua própria existência e do mundo onde vive... A capacidade de sonhar é uma dádiva de Divina (transcendental - do Eterno), exercida por através da fé e alimentada pela esperança!
     Existem, sim, muitos vivendo fora da sua própria realidade ou da realidade que poderiam ter;  entretanto, estes não são outra coisa senão: os que vivem a se iludirem!  Por exemplo, achar que você pode, ao longo dos anos, da convivência, mudar alguém;  ou, ainda, que determinada situação se modificará pelo simples fato de você esperar que mude... Isto é viver de ilusão!  Não existe fórmula mágica para mudanças, senão aquela que você começa por você mesmo e por através de você!  Eis a grande diferença entre um sonhador e aquele que se ilude...
   Um sonhador é um inconformado com o que vê, perspira algo novo (inclusive nele mesmo); algo que pode ser diferente, para melhor, e busca realizar... Já o iludido, até sabe que algo pode estar ruim, e que pode melhorar, mas, espera sempre em outrem a atitude para começar a melhoria (ou culpa o outro porque não houve mudanças ou recomeços) -  ou, então,  coloca a responsabilidade para o 'tempo transformar'...  Além da ilusão, os iludidos, acompanhados também estão de: medo, comodismo e covardia... Pois, a ilusão não anda sozinha, mas acompanhada de fatores e sentimentos que nunca permitirão o afetado pela ilusão sair do lugar... 
sonho ilusão blog Poesia Reflexão   Outros confundem o sonhar com outro 'tipo de ilusão', onde tudo está no campo da "imaginação" do incrível, fantástico e extraordinário, e sem haver nenhuma hipótese de ser real;  deixando à margem o que é crível e à mão de ser feito.  Então nem é ilusão, na verdade, e sim, completa alienação da realidade; mais que uma dita fantasia, chama-se... utopia!  Que até ajuda alguns a caminhar, mesmo sem ter aonde chegar...
    Sonhar é mais do que querer somente, é ir à luta e fazer! O que envolve saber o que quer e, inclusive, o que é preciso deixar de querer, para dar lugar a um novo querer, se o anterior for um mal querer... É o perceber que não viemos ao mundo à passeio, que temos o poder de transformar, inclusive a nós mesmos, em algo melhor a cada dia, e que não somos apenas interligados de forma naturalmente negativa a outro ser (interligação que nos trava ou nos derrota); é também entender que é preciso buscar para si a responsabilidade do que é preciso viver, realizar, contribuir para a sua vida ser melhor, e, consequentemente, modificar o que está à sua volta, melhorar onde quer que vá... Tomar iniciativa de escolhas íntimas e atitudes que transformem o que aí está, ou que não se repitam situações que causaram mal-estar; é ser personagem principal e transformador em um mundo em que não somos nem vítima, nem inércia, senão por nossas próprias decisões, escolhas e suas consequências.
      Situações imponderáveis também existem, evidentemente! Mas, o se permitir observar, inclusive, o lado positivo que há na vida e vislumbrar ser feliz nas questões do dia a dia, por através do que você pode e deve mentalizar/materializar, é a mais importante contribuição que você pode dar a si mesmo e  àqueles que necessitam do seu despertar! Mais que um desafio, é uma obrigação de ser e existir... Isto é evoluir!
 sonho ilusão blog Poesia Reflexão metamorfose  Evolução que começa pelo abandono do que é impossível (que só é impossível por 'estar nas mãos de outro', lugar que não se pode alcançar)  e o início do seu próprio ato:  acordar-se para criar, visualizar intimamente tudo o que lhe é possível fazer e concretizar... Esse começo ou recomeço, que começa na Alma, não tem outro nome mais atuante, senão... Sonhar!

"Se quiseres acordar toda a humanidade, 
então acorda-te a ti mesmo, 
se quiseres eliminar o sofrimento no mundo,
então elimina a escuridão e negativismo em ti próprio. Na verdade, a maior dádiva que podes dar ao mundo 
é aquela da tua própria auto-transformação."
                          __Lao Tzu
---------------------------------------------------
Fonte imagens: Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...